Entre a veneziana industrial translúcida e a metálica existem algumas diferenças e semelhanças. Ambas têm baixo peso específico, se moldam facilmente ao local da instalação e apresentam alta resistência a impactos.
No entanto, na hora de escolher entre veneziana industrial translúcida ou metálica, existem alguns critérios extras que você deve levar em consideração. Além das vantagens da solução, é preciso analisar as particularidades do seu projeto para saber qual modelo trará o melhor custo-benefício.
Em relação ao conforto térmico e economia de energia, você não precisa se preocupar porque ambos os materiais têm excelente desempenho nesses quesitos. O que vamos priorizar neste post são as características de cada material em relação às funcionalidades que apresentam. Assim, você poderá fazer uma escolha mais assertiva e usufruir ao máximo dos benefícios da solução. Confira!
Venezianas fabricadas em policarbonato translúcido favorecem a iluminação natural, proporcionando a entrada estratégica da luz solar no galpão, isto é, iluminando de forma difusa e sem permitir a passagem dos raios UV. Assim, além do conforto térmico resultante da ventilação natural, a veneziana industrial translúcida melhora o conforto visual no galpão, o que pode ser muito interessante dependendo do tipo de atividade ali desenvolvida.
Outra vantagem da veneziana industrial translúcida é que o material é resistente, auto-extinguível e muito leve. Isso facilita a montagem e ajuda a reduzir os custos com a mão de obra de instalação. Em comparação com as venezianas metálicas, os diferenciais do policarbonato translúcido são a elevada taxa de transmissão luminosa e a capacidade de refração e difusão estratégica da luz solar.
Podemos destacar ainda a importância de priorizar as venezianas translúcidas em projetos de regiões litorâneas ou muito úmidas. Nesses casos, para evitar os efeitos corrosivos da umidade e maresia, o ideal é que as venezianas tenham perfis de alumínio e aletas de policarbonato.
As venezianas metálicas geralmente são fabricadas com ligas de alumínio e aço inox ou Galvalume, que é uma liga formada por alumínio, zinco e silício em proporções específicas. Enquanto o aço inoxidável é reconhecido por sua resistência aos impactos, o alumínio se destaca pela leveza e por ser resistente à corrosão.
Outra vantagem do aço inoxidável é que se trata de um material altamente sustentável, já que ele pode ser reciclado indefinidamente sem perder a qualidade e também porque a sua decomposição não gera poluentes químicos. No entanto, em comparação à veneziana industrial translúcida, as venezianas metálicas não favorecem a transmissão luminosa.
Por outro lado, se em determinado ambiente fabril a entrada de luz interfere negativamente no processo produtivo, a opção pelas venezianas metálicas certamente será mais viável. Um diferencial desse tipo de veneziana é que, ao contrário do policarbonato, o aço aceita pintura, possibilitando sua integração à identidade visual da empresa.
Agora que você já conhece um pouco mais dos materiais envolvidos na fabricação das venezianas, vamos a alguns fatores essenciais para se considerar antes da escolha.
A taxa de renovação do ar é uma grandeza que está intimamente relacionada ao conforto e ao bem-estar no local de trabalho, influenciando diretamente no processo produtivo e no desempenho dos colaboradores. Garantir a troca do ar é algo fundamental também para a saúde dos funcionários, já que os ambientes fechados favorecem a transmissão de doenças respiratórias causadas por fungos, bactérias e vírus.
Portanto, saber qual a taxa de renovação de ar ideal no seu galpão é imprescindível para escolher um modelo de veneziana que corresponda às necessidades do ambiente. Modelos que contêm tela de proteção, por exemplo, diminuem a passagem do ar, o que interfere na renovação dentro do recinto. É preciso levar isso em consideração na hora de planejar seu projeto.
O cuidado com a temperatura interna do ambiente deve ser redobrado dependendo do segmento em questão. Na indústria química, por exemplo, muitos componentes podem ter suas propriedades alteradas devido ao calor excessivo. Nessa situação, o desempenho das venezianas deve ser o melhor possível para garantir altas taxas de renovação do ar e a manutenção de uma temperatura interna agradável.
Já na indústria alimentícia e farmacêutica, a atenção redobrada deve ser quanto à entrada de agentes nocivos no recinto, como pombos que podem trazer sujeira e doenças. Nesses setores, a fiscalização sanitária é rigorosa, visando manter o controle de qualidade dos produtos. A opção por venezianas com telas de proteção contra pássaros, insetos e pragas é muito bem-vinda nessas situações.
Como vimos, as particularidades de cada galpão industrial interferem bastante na escolha das venezianas. Por isso, avalie cuidadosamente o que é prioridade na sua empresa antes de finalizar sua compra. Quesitos como a renovação do ar e o controle da temperatura devem ser priorizados nas situações em que o processo produtivo envolve partículas tóxicas e nocivas aos trabalhadores.
Já a opção pela veneziana industrial translúcida em detrimento da metálica deve ser prioridade nas indústrias que necessitam de alta luminosidade ou que estejam sujeitas à umidade e maresia, evitando problemas decorrentes de corrosão.
Com esses cuidados básicos, você aumenta a vida útil das venezianas, favorece o desempenho das atividades e eleva a produtividade da sua equipe!
Visite o e-commerce do Grupo MB, personalize seu pedido conforme as necessidades do galpão e garanta o melhor custo-benefício no seu projeto!