Publicado em: 07/04/2022

Veneziana de aço, PVC ou policarbonato? Entenda as diferenças

Veneziana de aço, PVC ou policarbonato? Entenda as diferenças

A preocupação com um ambiente de trabalho ventilado e iluminado faz parte do cotidiano das empresas que desejam melhorar o rendimento dos colaboradores. E, para alcançar esse resultado, é possível optar pela veneziana aço, PVC ou policarbonato.

Conhecida por ser um mecanismo natural, sem o uso de energia elétrica, a solução pode ser instalada em galpões – seja no teto ou na parede lateral. Porém, antes de aderir, é importante compreender quais são os tipos de venezianas industriais e quando cada uma deve ser utilizada.

Quer saber mais? Então confira o conteúdo completo e veja algumas opções que combinam com a indústria.

 

Comparações entre veneziana de aço, PVC e policarbonato

Se engana quem pensa que as venezianas desses três materiais são iguais. Com composições específicas, é preciso levar em consideração cada componente, a área de instalação e a mudança que deve surgir a partir do sistema de ventilação natural com venezianas.

Ao comparar o aço, o PVC e o policarbonato, o primeiro critério é a permeabilidade das aletas. Quanto maior, mais ar passará pelas aberturas, contribuindo com um sistema eficiente. Confira algumas características de cada alternativa:

  • Aço

Por se tratar de um investimento, é fato que a durabilidade e resistência devem ser levados em consideração no momento da escolha. Nesse caso, a solução de aço fica à frente das demais.

Entretanto, a opção pode não ser viável para todas as organizações. Como o material inibe a transmissão da luz, a instalação da veneziana de aço deve ser feita em ambientes que atuam com normas rígidas de iluminação, como a indústria alimentícia.

  • PVC

Essa é uma substância muito procurada quando o assunto são as venezianas, já que o preço pode ser mais em conta. As principais características são a leveza, a versatilidade e a não propagação do fogo.

Entretanto, quando comparada com as demais, o custo-benefício pode não ser atraente. Isso porque o PVC é menos resistente e pode sofrer com impactos externos. Também existe a possibilidade na mudança do aspecto, já que as aletas ficam amareladas com o passar do tempo.

Vale ressaltar que o item permite pouca passagem de luz e pode transmitir elevados níveis de radiação UV.

  • Policarbonato

O material está presente em diversos segmentos e pode ser utilizado na fabricação de inúmeros produtos. Por ser um elemento resistente, que não propaga fogo, com durabilidade e facilidade para difundir os raios solares, as venezianas industriais em policarbonato são ideais para galpões. 

Feito de compostos recicláveis, o mecanismo proporciona conforto térmico e renovação do ar, além de bloquear os raios UV e eliminar a necessidade do uso de lâmpadas.  

Após escolher a solução que combina com a sua indústria, é  fundamental optar por um parceiro que ofereça soluções inteligentes e eficientes, modificando o cotidiano de trabalho e melhorando as instalações dos colaboradores.

Está com dúvidas e ainda não sabe qual é o sistema de ventilação ideal? Então conheça o guia de ventilação natural para a indústria.

 

Benefícios da veneziana aço

Foi possível perceber que cada uma das soluções pode oferecer determinados benefícios, não é mesmo? Quando falamos da veneziana de aço, por exemplo, a durabilidade do material e a resistência despertam a atenção de quem busca por uma solução. Mas, existem outras vantagens que podem ser avaliadas, incluindo: 

  • Aumento da vida útil quando pintada (aproveite para fazer a pintura de acordo com a identidade visual da sua empresa);
  • Oferece um design minimalista e moderno, valorizando o projeto de construção; 
  • Sistema com baixa manutenção;
  • Facilidade na instalação;
  • Ventilação permanente e que pode durar anos.

Antes de decidir, não deixe de pensar nas especificações da empresa e nas vantagens de cada um. Assim será mais fácil escolher o item responsável por transformar o seu galpão.

 

Soluções do grupo MB em venezianas

Para quem busca sustentabilidade, economia e um ambiente de trabalho adequado para os colaboradores, as venezianas são ideais. 

Com um projeto estruturado e a instalação no local correto, será possível reduzir o uso da eletricidade, além de baixar o consumo de aparelhos como o ar-condicionado, por exemplo. 

O resultado? Uma queda na conta de luz, que agora abre espaço para o uso de uma solução sustentável, limpa e renovável.

Outro ponto de economia está na manutenção do sistema, já que as venezianas dificilmente apresentam problemas, amenizando os gastos com despesas operacionais. 

Mas, para que a instalação e a durabilidade permaneçam, é importante escolher um fornecedor que seja referência no assunto, com opções de qualidade. Há mais de 20 anos no mercado, o Grupo MB atua fabricando e instalando soluções industriais em empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Variedade de modelos, qualidade, entrega rápida, facilidade na instalação, assistência personalizada e orçamento rápido são algumas das nossas características. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para conhecer o kit veneziana e garanta já o seu!